quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entrevista com o autor da PQOGSPN?!

#cultura>> Só vai cair a ficha quando eu mandar o último post e escrever “FIM” - Admite FK, pseudônimo do autor de uma das webs mais famosas desse novo estilo de publicação. A PQOGSPN?! (porque os garotos só pensam naquilo?!), conquistou dez mil leitores na sua comunidade oficial (vale ressaltar que esse é o maior número alcançado em comunidades do gênero) e ainda possui movimentados perfis em praticamente todas as redes sociais: twitter, tumblr, facebook, formspring, por exemplo. Em um ano de existência, três temporadas concluídas e uma quarta em desenvolvimento, a aventura dos três amigos caminha para o fim. Conversamos com o cara que criou essa história louca, falamos sobre plágios, inspiração, fãs, fama, webs e, claro, perguntamos sobre o desfecho dessa que, na minha  humilde opinião, é a melhor web que existe.

Nota: Devido a identidade preservada do autor, as imagens usadas nesse post são dos personagens da série, respectivamente: Thomaz (ator Jeremy Kapone) e Matt (blogueiro Robin), mas as frases associadas à elas foram ditas pelo próprio FK durante a entrevista. As respostas estão inalteradas. Para a primeira parte, reservamos apenas as perguntas que envolvem a PQOGSPN e webs em geral. Confira:

MaddenReports Muitas webs são criadas, mas poucas vingam. Porque você acha que a PQOGSPN faz tanto sucesso?

FK -  Acho que vingou porque eu não escrevi com a intenção de vingar hahaha Comecei a postar por puro tédio e nem sabia o que era uma web direito. Se tu fica pensando muito no que os outros vão achar, bloqueia um pouco tua criatividade, e aí fica difícil fazer uma história que seja diferente das outras e que chame a atenção por isso.

MaddenReports Há quem diga que você criou um novo estilo de narrar webs, e depois surgiram muitas outras parecidas, senão idênticas a sua. Alguns plágios ganharam ódio mortal das fãs da PQOGSPN, e você sempre me pareceu muito aborrecido com algumas imitações, não todas, mas que também ocorrem de modo descarado. Quanto a isso, o que realmente o incomoda?

FK  - Quando fazem uma web parecida com a minha, numa boa, eu me sinto honrado! Haha Ainda mais quando ta na cara que a PQOGSPN foi referência mesmo, tipo escrito em forma de roteiro, com apresentação dos personagens igual, etc... Isso eu curto. O que me deixa puto é plágio descarado, claro, quando o cara vai lá e dá um ctrl+c ctrl+v, e quando eu vejo que o cara usou a PQOGSPN de referência e se faz de tonto hahah Tipo finge que nunca ouviu falar na minha web, e pa, isso é escroto. Ou te inspira e não fala nada ou assume pelo menos.

MaddenReports A atitude do Thom com a Luiza foi criticada pelos leitores, mas até agora ele não se retratou. A Alicia divide extremos: uns amam, outros odeiam. O Gunz, acusado de ser fantasioso demais, é também pedido em coro. Em meio a esse choque de opiniões divergentes, você termina escrevendo o que acha bacana para a história que você desenvolve, ou fundamental mesmo é corresponder à expectativa dos leitores?
 
FK  - Eu levo em consideração o que falam sim, mas até hoje não mudei nada da historia por causa da opinião de alguém. Eu tenho a história na minha cabeça e escrevo daquele jeito. Até agora deu certo assim! Faz parte os leitores curtirem umas coisas e não curtirem outras.

MaddenReports - Existe um clichê de webs escritas por brasileiros, mas que se passam na Europa ou nos Estados Unidos. Amores proibidos, jogos de interesse, personagens endinheirados, e etc., enredos que nos lembra a série Gossip Girl. Na sua, o personagem principal é um magricela desleixado, que se torna traficante, vive em um cenário bastante caótico e rejeita justamente o mundo que seduz aos leitores do estilo anteriormente citado. O que você acha dessa obsessão pelo conjunto "drama mexicano", "perfeição britânica" e "estereotipo americano" que tanto requenta algumas das webs conhecidas? Porque você preferiu que o Thom não participasse dessa composição?

FK  - O Thom não participa dessa composição porque eu não gosto dela hahaha. A galera que escreve sobre esse universo, como tu falou, assiste umas séries que têm o mesmo tema, lêem um livros assim. Eu curto outro tipo de assunto. Me perguntam como eu sei tanto sobre drogas, por exemplo, e não eh porque eu uso todas elas hahah Eu gosto do assunto e já vi muito filme, seriado e livro com o tema, e assim vai. Cada um cria com as referências que tem.

MaddenReports Essa é a última temporada da web e os leitores idealizam um final no mínimo emocionante. Pela comunidade, vimos que será um trabalho quase impossível agradar a todo mundo e, ao mesmo tempo, surpreender. Você já tem ideia de como será El grand finale? Você não sente dó em encerrar essa história? Porque descarta uma quinta temporada? :(

FK  - Agradar tá foda, mas surpreender tá fácil hahaha. Tô sussa com isso! Já tenho uma idéia sim, que às vezes muda, mas acho que já resolvi como vai terminar, e eu prefiro não falar nada além disso pra não estragar. Eu sinto dó pra caralho, to ligado que vou sentir muita falta mesmo, mas tudo acaba uma hora.

(ah, comente aqui no blog, ou no @layne_madden)

11 comentários:

Anônimo disse...

Seus blogs são perfeeeeeitos! Já tinha visto o voabalao também. A entrevista ficou muito boa! Parabéns, de verdade. (Chr)

quinta-feira, julho 14, 2011
Rebeca disse...

pq tudo acaba uma hora? n quero :/
a entrevista ficou foda, guria! vc escreve muito bem!

quinta-feira, julho 14, 2011
Brunna disse...

gosto tanto que nao canso de ler e ler... porque os garotos so pensam naquilo vai estar sempre no meu ♥ melhor web, sempre!


bjsssss e parabens pelo blog, ta lindo.....

quinta-feira, julho 14, 2011
carolcashcash disse...

A cada dia que passa admiro mais e mais essa pessoa maravilhosa que o André, mas bem que uma quinta temporada... mimimi

quinta-feira, julho 14, 2011
Fred Krueger disse...

valeuuuuuu linda! é uma honra ser teu primeiro entrevistado =) haha !

sexta-feira, julho 15, 2011
Eugenio disse...

Po FK num podia acaba mais tem que te um fim, néh mais sua web é a melhor de todas valeo :*

sexta-feira, julho 15, 2011
Anônimo disse...

a entrevista ficou muito massa, ainda mais com o pqogspn, a melhor web que eu já li =]

domingo, julho 17, 2011
Anônimo disse...

A entrevista ficou muito boa, parabéns. E eu adoro a web *-*

sábado, julho 23, 2011
Anônimo disse...

AAAAAI COMO EU AMO PQOGSPN?! *-* VO CHOLAAAAAR TANTO QUANDO ACABARRR ))):

domingo, julho 24, 2011
Anônimo disse...

muuuuuuuuuuito perfeito, eu amo pqogspn, e a entrevista ficou foda! :D

segunda-feira, janeiro 09, 2012
paulo disse...

Oi FK, meu nome é Paulo Santos, stou lhe contatando em nome do Clube de autores, gostaria de entrar em contato contigo.

Abs,
Paulo

terça-feira, setembro 22, 2015

Postar um comentário

Se quiser comentar...